Fechar

@TechReport{LourençoOmetNola:2019:AdMeBr,
               author = "Louren{\c{c}}o, Bruno Uemura da Silva and Ometto, Jean Pierre 
                         Henry Balbaud and Nolasco, Camille Lanzarotti",
                title = "Consumo de energia nos sistemas residenciais e de transporte para 
                         c{\'a}lculo da pegada ecol{\'o}gica de nitrog{\^e}nio: 
                         adapta{\c{c}}{\~a}o de metodologia para o Brasil",
          institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                 year = "2019",
                 type = "RPQ",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             keywords = "Nitrog{\^e}nio reativo, Fator de Emiss{\~a}o, N Footprint.",
             abstract = "O Nitrog{\^e}nio (N) {\'e} um nutriente essencial para a vida na 
                         Terra, por{\'e}m processos antropog{\^e}nicos de 
                         produ{\c{c}}{\~a}o de energia e alimentos podem resultar em 
                         excesso de N reativo que podem causar impactos negativos no 
                         ambiente, na sa{\'u}de humana, e para a economia. Este trabalho 
                         tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento da 
                         adapta{\c{c}}{\~a}o de metodologia para a constru{\c{c}}{\~a}o 
                         de uma vers{\~a}o brasileira do modelo que calcula a Pegada 
                         Ecol{\'o}gica de Nitrog{\^e}nio (N-Footprint), desenvolvido por 
                         Leach et al. (2012) e faz parte do projeto INMS (Sistema de Manejo 
                         Internacional do Nitrog{\^e}nio, em portugu{\^e}s). O INMS 
                         envolve v{\'a}rios pa{\'{\i}}ses, e tem como objetivo envolver 
                         a comunidade cientifica e os diversos setores da sociedade para 
                         sintetizarem juntos evid{\^e}ncias que gerem o desenvolvimento de 
                         pol{\'{\i}}ticas internacionais visando melhorar a gest{\~a}o 
                         global do nitrog{\^e}nio (N). A partir da pesquisa realizada, 
                         foram feitos extensos levantamentos bibliogr{\'a}ficos a fim de 
                         se obter dados para estimar a emiss{\~a}o do N reativo (Nr) 
                         relacionado ao consumo dom{\'e}stico nos setores de transporte e 
                         energia por habitante (per capta), segundo {\`a}s emiss{\~o}es 
                         nestes setores no Brasil. Foram consultados relat{\'o}rios 
                         disponibilizados por diversos {\'o}rg{\~a}os de pesquisa, a fim 
                         de se obter o conjunto de dados necess{\'a}rio. Contudo, 
                         v{\'a}rios dados utilizados no modelo desenvolvido por Leach et 
                         al. (2012) n{\~a}o se encontram dispon{\'{\i}}veis para o 
                         Brasil. Desta forma, mais levantamentos bibliogr{\'a}ficos foram 
                         necess{\'a}rios para a obten{\c{c}}{\~a}o de outros dados 
                         secund{\'a}rios que auxiliassem na estimativa, e 
                         adapta{\c{c}}{\~o}es na metodologia foram necess{\'a}rias. Os 
                         dados foram ent{\~a}o organizados em planilhas virtuais. Para o 
                         c{\'a}lculo do fator m{\'e}dio de emiss{\~a}o de Nr no uso de 
                         energia dom{\'e}stica pela popula{\c{c}}{\~a}o brasileira, 
                         seguiu-se a linha metodol{\'o}gica bottom-up do N-Footprint 
                         (Leach et al., 2012). Os resultados dos c{\'a}lculos para 
                         n{\'u}meros de moradores por domic{\'{\i}}lio, consumo 
                         m{\'e}dio por domic{\'{\i}}lio e fator de emiss{\~a}o foram 
                         cruzados obtendo-se um valor de aproximadamente 2,52 kg Nr/ano per 
                         capta. Posteriormente, calculou-se o mesmo fator em 
                         rela{\c{c}}{\~a}o ao transporte individual da 
                         popula{\c{c}}{\~a}o, segregado por dois tipos de 
                         ve{\'{\i}}culos utilizados (motocicletas e carros). Obteve-se os 
                         valores aproximados de 0,32 kg Nr/ano da popula{\c{c}}{\~a}o 
                         brasileira para usu{\'a}rios de autom{\'o}vel e 0,81 kg Nr/ano 
                         para usu{\'a}rios de motocicleta. Foi calculado tamb{\'e}m, o 
                         fator de emiss{\~a}o em rela{\c{c}}{\~a}o a 
                         popula{\c{c}}{\~a}o usu{\'a}ria de transporte coletivo, 
                         obtendo-se o valor de 0,072 kg Nr/ano. Est{\~a}o em andamento as 
                         coletas de informa{\c{c}}{\~o}es necess{\'a}rias para a 
                         complementa{\c{c}}{\~a}o do c{\'a}lculo da pegada 
                         ecol{\'o}gica no setor de transporte, relativas a usu{\'a}rios 
                         de transporte a{\'e}reo, e hidrovi{\'a}rio.",
          affiliation = "{Universidade Estadual Paulista (UNESP)} and {Instituto Nacional 
                         de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de 
                         Pesquisas Espaciais (INPE)}",
             language = "pt",
                pages = "22",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34R/3U2N3HH",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/3U2N3HH",
           targetfile = "BRUNO UEMURA.pdf",
        urlaccessdate = "27 abr. 2024"
}


Fechar