@TechReport{LourençoOmetNola:2019:AdMeBr,
author = "Louren{\c{c}}o, Bruno Uemura da Silva and Ometto, Jean Pierre
Henry Balbaud and Nolasco, Camille Lanzarotti",
title = "Consumo de energia nos sistemas residenciais e de transporte para
c{\'a}lculo da pegada ecol{\'o}gica de nitrog{\^e}nio:
adapta{\c{c}}{\~a}o de metodologia para o Brasil",
institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
year = "2019",
type = "RPQ",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
keywords = "Nitrog{\^e}nio reativo, Fator de Emiss{\~a}o, N Footprint.",
abstract = "O Nitrog{\^e}nio (N) {\'e} um nutriente essencial para a vida na
Terra, por{\'e}m processos antropog{\^e}nicos de
produ{\c{c}}{\~a}o de energia e alimentos podem resultar em
excesso de N reativo que podem causar impactos negativos no
ambiente, na sa{\'u}de humana, e para a economia. Este trabalho
tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento da
adapta{\c{c}}{\~a}o de metodologia para a constru{\c{c}}{\~a}o
de uma vers{\~a}o brasileira do modelo que calcula a Pegada
Ecol{\'o}gica de Nitrog{\^e}nio (N-Footprint), desenvolvido por
Leach et al. (2012) e faz parte do projeto INMS (Sistema de Manejo
Internacional do Nitrog{\^e}nio, em portugu{\^e}s). O INMS
envolve v{\'a}rios pa{\'{\i}}ses, e tem como objetivo envolver
a comunidade cientifica e os diversos setores da sociedade para
sintetizarem juntos evid{\^e}ncias que gerem o desenvolvimento de
pol{\'{\i}}ticas internacionais visando melhorar a gest{\~a}o
global do nitrog{\^e}nio (N). A partir da pesquisa realizada,
foram feitos extensos levantamentos bibliogr{\'a}ficos a fim de
se obter dados para estimar a emiss{\~a}o do N reativo (Nr)
relacionado ao consumo dom{\'e}stico nos setores de transporte e
energia por habitante (per capta), segundo {\`a}s emiss{\~o}es
nestes setores no Brasil. Foram consultados relat{\'o}rios
disponibilizados por diversos {\'o}rg{\~a}os de pesquisa, a fim
de se obter o conjunto de dados necess{\'a}rio. Contudo,
v{\'a}rios dados utilizados no modelo desenvolvido por Leach et
al. (2012) n{\~a}o se encontram dispon{\'{\i}}veis para o
Brasil. Desta forma, mais levantamentos bibliogr{\'a}ficos foram
necess{\'a}rios para a obten{\c{c}}{\~a}o de outros dados
secund{\'a}rios que auxiliassem na estimativa, e
adapta{\c{c}}{\~o}es na metodologia foram necess{\'a}rias. Os
dados foram ent{\~a}o organizados em planilhas virtuais. Para o
c{\'a}lculo do fator m{\'e}dio de emiss{\~a}o de Nr no uso de
energia dom{\'e}stica pela popula{\c{c}}{\~a}o brasileira,
seguiu-se a linha metodol{\'o}gica bottom-up do N-Footprint
(Leach et al., 2012). Os resultados dos c{\'a}lculos para
n{\'u}meros de moradores por domic{\'{\i}}lio, consumo
m{\'e}dio por domic{\'{\i}}lio e fator de emiss{\~a}o foram
cruzados obtendo-se um valor de aproximadamente 2,52 kg Nr/ano per
capta. Posteriormente, calculou-se o mesmo fator em
rela{\c{c}}{\~a}o ao transporte individual da
popula{\c{c}}{\~a}o, segregado por dois tipos de
ve{\'{\i}}culos utilizados (motocicletas e carros). Obteve-se os
valores aproximados de 0,32 kg Nr/ano da popula{\c{c}}{\~a}o
brasileira para usu{\'a}rios de autom{\'o}vel e 0,81 kg Nr/ano
para usu{\'a}rios de motocicleta. Foi calculado tamb{\'e}m, o
fator de emiss{\~a}o em rela{\c{c}}{\~a}o a
popula{\c{c}}{\~a}o usu{\'a}ria de transporte coletivo,
obtendo-se o valor de 0,072 kg Nr/ano. Est{\~a}o em andamento as
coletas de informa{\c{c}}{\~o}es necess{\'a}rias para a
complementa{\c{c}}{\~a}o do c{\'a}lculo da pegada
ecol{\'o}gica no setor de transporte, relativas a usu{\'a}rios
de transporte a{\'e}reo, e hidrovi{\'a}rio.",
affiliation = "{Universidade Estadual Paulista (UNESP)} and {Instituto Nacional
de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (INPE)}",
language = "pt",
pages = "22",
ibi = "8JMKD3MGP3W34R/3U2N3HH",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/3U2N3HH",
targetfile = "BRUNO UEMURA.pdf",
urlaccessdate = "27 abr. 2024"
}